Tabagismo em Águas Lindas nunca mais, diz prefeito Hildo

O prefeito Hildo do Candango vem desenvolvendo com êxito o Programa de Controle ao Tabagismo no município. As atividades do programa estão acontecendo nos Postos de Saúde dos setores: Jardim América II, Pérola II, Barragem II, Setor 02 e Setor X.
Todos os profissionais envolvidos no trabalho recebem treinamentos através do curso de capacitação de controle do tabagismo.

 

Hildo do Candango

O programa consiste em ajudar fumantes a abandonar o hábito nocivo de fumar. A entrega dos medicamentos é feita na farmácia da Secretaria de Saúde, tendo acompanhamento médico e de enfermeira, responsáveis pelos trabalhos junto aos grupos.

As pessoas que participam das atividades são acompanhadas pelos profissionais da saúde, sendo 90% daqueles que aderiram ao Programa conseguiram parar de fumar. “No segundo dia usando o adesivo (medicamento), já deixei o cigarro”, disse um participante que não quis ter o nome divulgado.

O sucesso do programa deve-se também a boa vontade e sensibilidade do melhor político de Goiás. “Nosso prefeito não tem medido esforços para manter esse importante programa. Temos recebido toda a logística necessária para dar continuidade ao controle ao tabagismo em Águas Lindas”, relatou a enfermeira Maria de Fátima, da Atenção Básica.
De acordo com a coordenação do programa os interessados passam por uma avaliação médica e assim poderão iniciar a programação nos postos indicados.
No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).


Suporte Chat